Scrum Master - Há Vagas!
- Eder Pinheiro
- 10 de jun. de 2016
- 3 min de leitura

Um time Scrum é composto pelo Product Owner, Scrum Master e Equipe de Desenvolvimento. A equipe de desenvolvimento é composta por profissionais que possuam as competências necessárias para a entrega dos itens propostos na iteração. É isso que torna o time scrum auto organizado e multifuncional.
O Scrum Master
O Scrum Master é responsável pelo andamento da iteração (Sprint). Ele deve garantir que as práticas e regras previstas no framework sejam seguidas, garantindo por exemplo que as cerimônias ocorram dentro do tempo previsto. Ele é o especialista em Scrum.
O Scrum Master é um servidor da equipe de desenvolvimento. É ele quem elimina todo e qualquer impedimento que algum membro do time possa ter. Por exemplo: uma máquina deu problema. O Scrum Master é responsável por garantir que ela seja concertada ou substituída sem que isso afete o andamento da Sprint. Não é o Scrum Master que precisa resolver ele próprio os problemas, mas é sua responsabilidade garantir e acompanhar todas as soluções no menor tempo possível.
Este papel pode ser feito por um membro da equipe de desenvolvimento, mas é muito recomendado que se retire o tempo diário necessário para isso. Por exemplo, cada desenvolvedor tem 8 horas diárias para codificar. Se um deles assume o papel de Scrum Master, essas horas devem ser reduzidas para que ele possa se dedicar ao papel, do contrário, a Sprint vai falhar!
Por definição, o Scrum Master e o Product Owner devem ser pessoas diferentes. Seria muito poder na mão de uma pessoa só.
O Scrum Master não precisa necessariamente ter um cargo de liderança, não precisa ser o gerente de projetos ou o coordenador de desenvolvimento, por exemplo. Mas dentro daquela Sprint e para aquele time, ele exerce um papel de liderança, pois vai conduzir todo o andamento do trabalho.
Também é reponsabilidade do Scrum Master apoiar o Product Owner no planejamento das sprints com datas e conteúdos.
O Cargo de Scrum Master
Como dito, dentro do framework, Scrum Master é um papel. Ou seja, uma pessoa está Scrum Master em uma Sprint, mas pode na próxima deixar o papel para outra pessoa e participar da equipe de desenvolvimento.
Contudo, muitas empresas vem recrutando Scrum Master como um cargo dentro da organização. Dessa forma, este profissional passa a exercer este papel em tempo integral. Uma das vantagens desta abordagem é a uniformidade das sprints, uma vez que um Scrum Master dedicado integralmente a este papel pode dar conta de mais de uma Sprint ao mesmo tempo. Em início de implantação do Scrum isto é uma grande vantagem.
Um ponto negativo de abordar o papel como um cargo é que haverá menos rodízio de profissionais assumindo estas responsabilidades. E este rodízio é bastante saudável para o crescimento profissional e também para o amadurecimento do framework dentro das empresas.
Para se ter uma ideia, fazendo uma pesquisa hoje, 06/06/2016, no site de empregos Ceviu pelo cargo de Scrum Mater, temos 316 vagas em aberto. E como dito em outro post, a tendência é que mais oportunidades sejam criadas à medida que mais empresas passem a conhecer e implantar este método ágil.

E o que é necessário para ser um Scrum Master?
Basicamente é requisitado que o profissional tenha uma certificação oficial de uma das organizações certificadoras. Atualmente as mais famosas são: Scrum.org, Scrum Alliance, EXIN, sendo que os criadores do Scrum fazem parte da Scrum.org.

Faremos em breve um post explicando as certificações Scrum e como conquistá-las.
E em breve também abriremos inscrições para o curso preparatório das certificações Professional ScrumMaster e Professional Scrum Developer.
No próximo post falaremos sobre o Product Owner, papel de extrema importância (quiçá, o mais importante!) mas que não tem tanto prestígio.
Até o próximo post.
Comments