top of page

Certificações Scrum

  • Eder Pinheiro
  • 22 de jun. de 2016
  • 3 min de leitura


Ter uma certificação é uma forma de mostrar para o mercado de trabalho que você detêm conhecimento no mínimo intermediário sobre determinado assunto. Eu digo intermediário pois, em muitos casos, o profissional acaba quase que decorando os simulados e passando nas provas, sem ter tido experiências práticas e verdadeiras.


Algumas empresas possuem em seus planos de cargos e salários algum tipo de gratificação sobre certificações conquistadas, desde que relevantes para a sua área de atuação. Mas normalmente o que acontece é que as empresas ajudam a custear o valor do exame quando o profissional consegue passar, ou seja, ter a certificação não leva a um aumento salarial imediato.


Contudo, aquele que se dedicou a determinado assunto, fez cursos e efetivamente aprendeu sobre o tema se tornando assim um profissional melhor, será mais produtivo para a empresa e deve acabar sendo reconhecido por isso. Ou seja, mesmo que indiretamente, ter feito o processo de certificação o ajudará a ter um salário e/ou cargo melhor.


As certificações tem um peso maior quando o profissional está a procura de novas oportunidades de trabalho pois, aí sim se torna um grande diferencial em relação aos concorrentes que não às tem. Empresas de consultoria que alocam profissionais em projetos de médio e grande portem costumam dar preferência aos profissionais certificados, pois a certificação traz maior segurança para as empresas contratantes. Um grande exemplo é contratação de gerentes de projetos, a maior parte das vagas exigem a certificação PMP.


Além disso, alguns programas de parceria, como da Oracle e Microsoft, exigem que as empresas tenham um número mínimo de profissionais com determinadas certificações, o que também abre portas para os profissionais.


Certificações Scrum


Com as certificações Scrum é a mesma coisa. É uma garantia que as empresas tem que aquele profissional conhece o assunto e também que ele se dedica a auto capacitação.


No caso do Scrum não há uma instituição centralizadora das certificações, como acontece com a certificação de gerência de projetos do PMI. Existem duas instituições mais renomadas, a Scrum Alliance e a Scrum.org, e outras também vem oferecendo essas certificações, como a EXIN e a ScrumStudy.


Scrum Alliance e Scrum.org

A Scrum Alliance oferece a certificação de Scrum Master desde 2002, é a mais antiga instituição. Até 2012 não havia necessidade de prestar um exame, era necessário somente participar de um curso oficial e todos os participantes ganhavam o certificado.



Em 2010, os criadores do Scrum e também fundadores da Scrum Alliance, Jeff Sutherland e Ken Schwaber, decidem sair e criar uma nova organização, a Scrum.org.






Certificação Scrum Master

A certificação Scrum Master aborda toda a teoria do Scrum. O material de apoio é o guia Scrum e alguns conteúdos relacionados. O profissional que atua como Scrum Master é responsável por garantir que todas as práticas sejam seguidas conforme as regras, por isso o exame aborda toda a teoria. Veja as responsabilidades do Scrum Master neste post


A Scrum Alliance oferece a certificação CSM – Certified Scrum Master. Para conquistá-la o candidato deve fazer um curso oficial em um centro certificado pela Scrum Alliance e também passar em um exame que contém 35 questões das quais devem ser acertadas 24 (69%). O custo do curso oficial com o valor do exame gira em torno de R$ 2.000,00 (dois mil reais) e a prova pode ser feita em português.





Já a Scrum.org oferece a certificação PSM I – Professional Scrum Master I. Para conquistá-la o candidato não é obrigado a fazer um curso oficial, basta ele passar no exame que contém 80 questões das quais deve acertar 68 (85%). Este exame tem um grau de dificuldade superior ao exame de CSM da Scrum Alliance. A taxa para fazer o exame é de U$ 150,00 dólares (cento e cinquenta dólares) e a prova é toda em inglês.


A Scrum.org possui ainda uma segunda certificação para Scrum Master, a Professional Scrum Master II. Nela são cobradas questões que envolvem o dia a dia de um time ágil, requer portando um mínimo de experiência prática de Scrum.


Tanto a Scrum Alliance quanto a Scrum.org possuem também certificações específicas para os outros dois papeis do Scrum: Product Owner e Development Team. São as certificações Certified Scrum Product Owner e Certified Scrum Developer da Scrum Alliance e as certificações Professional Scrum Product Owner e Professional Scrum Developer da Scrum.org.


Ambas as instituições são muito bem reconhecidas pelo mercado. Os cursos oficiais da Scrum Alliance são mais caros pois são presenciais e são poucos os centros de treinamento certificados para ministrá-los. Já para a certificação da Scrum.org não há a obrigatoriedade de curso mas a prova é mais ampla e complexa. Outro ponto a favor da Scrum.org é que os criadores do Scrum fazem parte dela.


Certamente qualquer uma das duas vai enriquecer seu currículo e torna-lo um profissional melhor e pronto para novas experiências.


Mais informações:

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page