top of page

Equipe de Desenvolvimento - Aqui a mágica acontece

  • Eder Pinheiro
  • 15 de jun. de 2016
  • 2 min de leitura

O último, mas não menos importante papel do Scrum, é a equipe de desenvolvimento. Este time é formado por profissionais que possuem, somadas, todas as competências necessárias para entregar tudo o que foi definido para a Sprint em questão. Por isso se diz que é um time multifuncional e auto-organizado.

Por exemplo: o Product Owner define que para a Sprint seguinte, o time deverá desenvolver e entregar duas novas funcionalidades do site de um cliente. Então, deve-se fazer um levantamento de que competências serão necessárias para tal. Após uma avaliação, chega-se às competências necessárias: linguagem Java, JSP, CSS, HTML5, banco de dados Oracle e conhecimento de Android para a parte mobile.

Dadas essas competências, o Scrum Master juntamente com o Product Owner deve montar uma equipe de forma que dentro dela tenha profissionais que atendam a todas essas necessidades técnicas. Além disso, também é preciso ter os analistas de testes com conhecimento do negócio e ferramentas de testes.

Onde queremos chegar? É necessário ter, dentro da equipe de desenvolvimento, todas as competências para a finalização dos itens definidos para a Sprint, seja em termos de codificação, design ou testes de aceitação já que ao final da Sprint teremos um incremento funcional do projeto. Esta equipe não deve depender de nenhum conhecimento de fora do time, pois neste caso não poderiam gerenciar este risco.

Como dito no post anterior, o Product Owner é responsável por dizer o que será feito e quando. O “como será feito” é definido pela equipe de desenvolvimento. No início da Sprint os membros da equipe estimam o esforço de cada tarefa, alinham as questões técnicas e todos se comprometem em entregar os itens definidos. Se um membro da equipe não entrega, a equipe falha. O trabalho em equipe é primordial.

Para o sucesso da Sprint, é essencial a transparência dos membros do time de desenvolvimento. Nas reuniões diárias (falaremos em breve das cerimônias), é preciso que fique muito claro o que cada um está fazendo e o andamento das atividades. Se um membro da equipe por vergonha, receio ou qualquer outro motivo não externa que está com dificuldades, quando chegar o último dia da Sprint as atividades não estarão finalizadas e todos serão penalizados.

Certificação

Há também uma certificação específica para membros do time de desenvolvimento. É a Professional Scrum Developer da Scrum.org ou a Certified Scrum Developer da Scrum Alliance e outras.

Para esta certificação são abordados temas mais técnicos como o desenvolvimento orientado a testes (TDD), entrega contínua, programação em par do eXtreme Programming, clean code entre outros.

O profissional que possui esta certificação tem o conhecimento das práticas ágeis mais utilizadas no mercado, o que certamente é um grande diferencial no currículo até para empresas que ainda não implantaram nenhum método ágil.

E no próximo post falaremos sobre os artefatos do Scrum: backlog do produto, backlog da Sprint, incremento e definição de pronto.

Até o próximo


Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page