top of page

Scrum - Colhendo os Frutos

  • Eder Pinheiro
  • 24 de jun. de 2016
  • 5 min de leitura

Normalmente as empresas optam por adotar um método ágil buscando a melhoria de produtividade das equipes. Mas durante todo o processo, muitos outros benefícios são colhidos, alguns de forma direta e outros de forma indireta.


Para as empresas, destaco os seguintes benefícios:


  • Disseminação de conhecimento


Quando uma atividade de média ou alta complexidade precisa ser feita, normalmente com um prazo apertado, ela é direcionada para um profissional mais sênior e os outros membros da equipe muitas vezes nem ficam sabendo. O problema é que esse tipo de atividade surge com frequência e são sempre direcionadas para as mesmas pessoas. Resultado: profissionais sêniores sempre estressados, sem tempo de repassar conhecimento enquanto os menos experientes são quase que blindados, aumentando assim o tempo de amadurecimento destes profissionais. A longo prazo, as empresas acabam perdendo os profissionais mais experientes e os que ficam não conseguem assumir as responsabilidades num curto prazo.


Utilizando um método ágil, no caso o Scrum, a rotina das sprints quase que força o compartilhamento de conhecimento. Quando se faz a reunião de planning, todos os membros ficam sabendo das atividades. Por mais que um profissional sênior fique responsável pelas atividades mais complexas, todo o time saberá do que se trata e poderá eventualmente ajudar de alguma forma. Da mesma forma, nas reuniões diárias, todos vão acompanhar as dificuldades que o profissional sênior vai enfrentando e todos conheceram o resultado final do trabalho na reunião de revisão. Ao final da Sprint, teremos um ou mais profissionais conhecendo a fundo aquela atividade complexa (aqueles que se envolveram diretamente) e muitos outros terão um conhecimento médio pois acompanharam todo o desenrolar e o resultado final.


Só este ganho já justificaria a adoção de um método ágil.


  • Menor curva de aprendizado, tanto técnico quanto de negócio


Dependendo da complexidade técnica e de negócio, um novo profissional contratado acaba levando meses para estar “caminhando com as próprias pernas”. A curva de aprendizado é longa pois, como é inexperiente, ele raramente se envolve em atividades mais complexas e dependendo do momento da empresa ou equipe, não haverá nem quem possa acompanha-lo de perto para ir passando os caminhos das pedras.

Estando dentro de uma Sprint, sempre haverá atividades que ele possa ajudar. Mesmo que estas atividades sejam de baixa complexidade, ele estará acompanhando as dificuldades dos demais membros do time e isso vai agregando muito no aprendizado, diminuindo assim o tempo de amadurecimento do profissional.


  • Fortalecimento da equipe, empatia


Como dito nos posts anteriores, a Sprint é um compromisso da equipe toda, de cada membro do time com eles mesmos e com toda a organização. Este compromisso faz com que todos se dediquem para atingirem o sucesso da Sprint, fortalecendo o pertencimento e sentimento de equipe.


  • Grande melhora na comunicação


Um dos grandes problemas das empresas é a comunicação e por menor que seja um time de desenvolvimento, este é um grande entrave para o sucesso do trabalho. Com o Scrum, a comunicação é ativa e fomentada a todo momento, seja nas cerimônias ou mesmo durante a interação dos membros do time durante a Sprint.


  • Melhora na qualidade


A excelência técnica é um dos princípios dos métodos ágeis. Aliado a algumas práticas como revisão de código, programação em par (ambas técnicas do eXtreme Programming), feedback contínuo do Product Owner e também dos clientes, há uma elevada melhora na qualidade dos produtos entregues.


Além disso, as cerimônias do Scrum ajudam muito no entendimento do que cada profissional precisa fazer. Durante a reunião de planejamento, todos devem tirar suas dúvidas quanto ao que deve ser entregue em termos de funcionalidades de negócio. Isso minimiza as ocorrências de “não entendi direito o que era pra fazer e programei mesmo assim”.


  • Auto-organização da equipe


Um time Scrum é auto organizado pois dentro dele temos todas as competências necessárias para finalizar o trabalho planejado e por isso é também multidisciplinar.



Quando um membro do time faz um trabalho além do esperado, o time todo tem condições de reconhecer e isso chega aos lideres funcionais. Da mesma forma, quando um membro do time tem dificuldades, os demais tentam ajudar. Contudo, se sprints falham seguidamente por um despreparo ou um trabalho mal realizado por determinada pessoa, o time também o excluirá.


Ou seja, o time vai se ajustando, para o bem e para o mal. As lideranças precisam estar presentes e atentas a todos os movimentos.


  • Aumento significativo da produtividade


E finalmente, o aumento da produtividade. Esse aumento se dá pois dentro da Sprint o senso de urgência é ligado no máximo. As metas são diárias e os atrasos são recuperados imediatamente. Isso diminui o tempo “ocioso” de todos os membros da equipe e evita a procrastinação. Aliado aos itens anteriores, temos um aumento significante de produtividade.



Além dos benefícios para as empresas, a utilização de métodos ágeis também trazem benefícios individuais para os profissionais. Dentre eles destaco:


  • Planejamento pessoal


Quando se trabalha com Sprints, o profissional passa a conviver em um ambiente onde há muito planejamento, com tarefas definidas e metas diárias. Com isso, é normal que se leve estes conceitos e práticas para a vida pessoal. Não é raro um profissional que trabalhe com métodos ágeis passar a usar um software de Kanban para se organizar, por exemplo.


  • Acompanhamento mais próximo facilita feedbacks e reconhecimento


Como as equipes Scrum são enxutas, é possível realizar um acompanhamento mais próximo dos profissionais, tendo assim maior assertividade em feedbacks de reconhecimento ou de redirecionamento.


  • Oportunidade de apresentar o trabalho e se tornar referência


Todo profissional que almeja o crescimento de carreira precisa mostrar seu trabalho e se tornar referência em alguns assuntos. As cerimônias do Scrum facilitam este aspecto pois dão oportunidades iguais para todos. Assim, mesmo aquele profissional mais introspectivo poderá provar que é muito bom no que faz, ganhando autoridade em alguns assuntos e se tornando referência.


  • Sensação de dever cumprido ao final de uma Sprint bem sucedida


Todos gostamos de ter o trabalho reconhecido. Com as entregas mais rápidas e os ajustes de rota entre as Sprints, projetos complexos são entregues com maior taxa de sucesso e os clientes vão reconhecer isso. É muito bom entregar um projeto e ir pra casa com aquela sensação de dever cumprido.




Com isso fechamos este conteúdo introdutório sobre métodos ágeis e sobre o framework Scrum. Nosso objetivo aqui foi passar informações relevantes e de valor para aqueles que querem conhecer melhor as práticas ágeis.


Para aqueles que querem se aprofundar e até conquistar certificações de Scrum, abriremos em breve turmas presenciais e on-line para nossos cursos.


Nestes cursos vamos nos aprofundar no dia-a-dia de um time ágil, como é feito todo o planejamento, erros mais comuns na implantação do Scrum, dificuldades de adaptação, práticas de acompanhamento e resolução de problemas além de simulados das provas de certificação.


Um grande abraço e até os próximos conteúdos.

Sobre o autor

Eder Pinheiro

Trabalha com TI desde 2003, já atuou como analista de testes, desenvolvedor, implantador, analista de sistemas, ScrumMaster, dev team member, gerente de projetos e coordenador de equipe. Acredita que a cultura ágil veio para modificar e melhorar em muito a vida das empresas e dos profissionais de TI.

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page