Artefatos Scrum - Combinando as regras do jogo
- Eder Pinheiro
- 17 de jun. de 2016
- 3 min de leitura

Os artefatos do Scrum representam o trabalho ou o valor das várias maneiras que são úteis no fornecimento de transparência e oportunidades para inspeção e adaptação. Os artefatos definidos para o Scrum são especificamente projetados para maximizar a transparência das informações chave necessárias para assegurar que o Time Scrum tenha sucesso na entrega do incremento “Pronto”.
Backlog do Produto
Considere um projeto de um novo site de compras. A área de negócios vai até o cliente e faz o levantamento de todas as funcionalidades que o site deve ter, gerando assim os requisitos do projeto.
Ou ainda, considere uma empresa que comercializa e evolui um grande software de gestão de clientes, um CRM. A empresa recebe novas demandas para criação e melhoria de funcionalidades de muitos e muitos clientes, tendo assim uma lista grande de tarefas a serem feitas.
Nos dois casos, essa lista geral de tudo o que tem pendente e precisa ser feito é o Backlog do Produto.
Cada empresa tem um fluxo para que essas demandas sejam desenvolvidas e o Scrum respeita isso. Ou seja, cada demanda será avaliada por um arquiteto/analista que vai solicitar mais informações ou já vai estimar o esforço, este esforço deverá ser aprovado pelo cliente solicitante, a demanda então será analisada tecnicamente, o cliente também deverá aprovar a solução e finalmente a demanda entrará na fila de desenvolvimento para ser executada.
Todo este fluxo é o refinamento do backlog que precisa ser feito para que uma tarefa entre em uma Sprint. Nesta fase é feita a negociação de escopo, valores, prazos e etc.
“Ah mas o Scrum não prega que o escopo pode mudar e isso é bem visto?”
Sim, mas se o escopo for alterado de forma que o custo aumente, cabe uma negociação de valores e datas. A alteração solicitada pelo cliente pode ser feita na Sprint atual ou direcionada para uma próxima Sprint, por exemplo.
Sprint backlog
Após o refinamento do item no backlog do produto, o Product Owner planeja em que Sprint o item será feito. Os pré-requisitos para que um item esteja pronto para entrar em uma determinada Sprint devem ser criados pelo Product Owner juntamente com a equipe de desenvolvimento. Por exemplo, se um item solicita a criação de um novo relatório, um pré-requisito seria um protótipo deste relatório. A finalidade destes pré-requisitos é que, uma vez alocados na Sprint, os itens tenham todas as informações necessárias para o desenvolvimento completo, sem depender de pessoas externas à Sprint.
O conjunto de todos os itens alocado para uma Sprint é o backlog da Sprint. Ou seja, as atividades que devem ser entregues na data final planejada da Sprint em questão.
Definição de Pronto
Fortalecendo o pilar da Transparência, todo o time Scrum deve ter muito claro quando um item está finalizado ou pronto. Todos devem ter o mesmo entendimento.
Para isso, uma das primeiras tarefas para as equipes que estão implantando o Scrum é definir quais são os critérios para se considerar uma tarefa “pronta”.
Por exemplo, considera-se como pronta uma tarefa que:
Todo o desenvolvimento previsto foi finalizado;
Os testes previstos e planejados foram todos executados e não resta mais nenhum problema;
A documentação oficial do projeto foi atualizada;
O ambiente de homologação foi atualizado;
O Pacote de liberação foi finalizado.
Cada time vai definir seus critérios e eles devem estar visíveis e disponíveis a todos os interessados.
Incremento
Ao final da Sprint, temos o conjunto de atividades que atendem à definição de pronto do time. Se este conjunto for igual ou maior à meta planejada da Sprint, diz-se que a Sprint teve sucesso, do contrário, a Sprint falhou.
A este conjunto de atividades finalizadas que podem inclusive ser liberadas para o cliente, dá-se o nome de incremento e será acrescido aos incrementos liberados nas Sprints anteriores até que se chegue ao final do projeto.
Os incrementos devem estar prontos para serem liberados para os clientes, mas essa é uma decisão do Product Owner.

Fácil né? E deve ser mesmo. Por definição o Scrum é leve e muito simples de entender.
No próximo post vamos falar das cerimônias do Scrum, estamos chegando na reta final deste conteúdo introdutório.
Até o próximo post.
Yorumlar